AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E A RELAÇÃO (OU NÃO) COM A DISLEXIA: A ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Palabras clave:
Psicopedagogia Institucional e Clínica, AprendizagemResumen
RESUMO
O propósito desse artigo é refletir sobre os transtornos e dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura nas séries iniciais. Na perspectiva de contribuir com aprendizagem da leitura principalmente com os alunos disléxicos. Buscando no contexto histórico o conhecimento dos conceitos de dificuldade de aprendizagem e transtorno de dislexia e sua relação ou não com o sucesso da aprendizagem da leitura. As causas e as características são apresentadas com a finalidade de uma melhor compreensão e diferenciação das dificuldades de aprendizagem, podendo apenas uma dificuldade metodológica ou transtorno de dislexia. O estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, por meio da análise das ideias mais relevantes dos teóricos previstos para a concretização deste projeto. Apresentará o trabalho do psicopedagogo e sua importância no tratamento das crianças com transtorno de dislexia. Bem como sua intervenção e contribuição na reconstrução de sua autoestima e reintegração no contexto escolar e familiar. Os resultados obtidos demonstram que as crianças disléxicas necessitam de ações e práticas direcionadas a suas necessidades pautadas em suas habilidades.
Palavras-chaves: dificuldades de aprendizagem, dislexia, Psicopedagogo.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado