AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E A RELAÇÃO (OU NÃO) COM A DISLEXIA: A ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Autores

  • Vilange Maria Bezerra da Silva Centro Universitário Araguaia
  • Ana Paula de Aguiar Fuzo Centro Universitário Araguaia
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia

Palavras-chave:

Psicopedagogia Institucional e Clínica, Aprendizagem

Resumo

RESUMO

O propósito desse artigo é refletir sobre os transtornos e dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura nas séries iniciais. Na perspectiva de contribuir com aprendizagem da leitura principalmente com os alunos disléxicos. Buscando no contexto histórico o conhecimento dos conceitos de dificuldade de aprendizagem e transtorno de dislexia e sua relação ou não com o sucesso da aprendizagem da leitura. As causas e as características são apresentadas com a finalidade de uma melhor compreensão e diferenciação das dificuldades de aprendizagem, podendo apenas uma dificuldade metodológica ou transtorno de dislexia. O estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, por meio da análise das ideias mais relevantes dos teóricos previstos para a concretização deste projeto. Apresentará o trabalho do psicopedagogo e sua importância no tratamento das crianças com transtorno de dislexia. Bem como sua intervenção e contribuição na reconstrução de sua autoestima e reintegração no contexto escolar e familiar. Os resultados obtidos demonstram que as crianças disléxicas necessitam de ações e práticas direcionadas a suas necessidades pautadas em suas habilidades.

Palavras-chaves: dificuldades de aprendizagem, dislexia, Psicopedagogo.

Biografia do Autor

Ana Paula de Aguiar Fuzo, Centro Universitário Araguaia

Professora adjunta do curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia; Professora do curso de Especialização em Docência Universitária do Centro Universitario Araguaia

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Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos