ENCONTROS E ENCANTAMENTOS DO FAZER-FAZENDO NO TRABALHO COM BEBÊS
Palabras clave:
Educação Infantil. Creche. Bebês. Cuidar. Educar.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo compreender como acontece a prática docente com os bebês na Educação Infantil (EI), tendo em vista à dialética "cuidar e educar". Assim, questionamos como são (re)estruturados os movimentos pedagógicos na EI para o trabalho com bebês, tendo em vista o pleno desenvolvimento desses sujeitos, inseridos na fase de apropriação da cultura historicamente (re)elaborada. Para tanto, empregamos uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante um estudo bibliográfico a partir da leitura e síntese reflexiva de autores do campo da EI, quais sejam: Àries (1981), Kodama (2010), Kramer (1999), Martins (2020), Neves (1996), Didonet (2001) e entre outros, bem como a legislação brasileira para essa etapa da educação básica brasileira. Mediante o exerício de reflexão e compreensão realizado com diferentes autores do campo da EI, é possível concluir que a primeira ação necessária para (re)pensar o trabalho com os bebês, é romper com as práticas rotineiras. Por fim, enquanto professores(as) urgimos sair da zona de conforto e fazer as coisas diferente, conhecer e, sobretudo ouvir os bebês através de todas as suas possíveis formas de expressão, bem como entender que esses se desenvolvem em todo decorrer da rotina estabelecida, devendo as práticas e ações desenvolvidas na creche se constituírem de forma intencional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado