LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ESTRTURAS PRÉ-MOLDADAS COM CONCRETO DE ULTRA ALTO DESEMPENHO REFORÇADO COM FIBRAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Erlucivânia Bueno Silva Universidade Federal de Goiás
  • Daniel Lima de Araújo Universidade de São Paulo
  • Marcus André Siqueira Campos Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Concreto Pré-Moldado, Ligação viga-pilar, CUADRF, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

O emprego do concreto pré-moldado aumenta à medida que as ligações entre os elementos sejam melhoradas, tanto em relação à exequibilidade como em relação ao comportamento estrutural e a manutenção. Considerando o comportamento da estrutura, a presença da ligação é o que diferencia uma estrutura de concreto pré-moldado de uma estrutura com concreto convencional. A utilização do concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras de aço (CUADRF) na região da ligação pode melhorar o seu comportamento bem como promover um descongestionamento das armaduras. Este artigo tem por objetivo mapear as ligações viga-pilar em estruturas de concreto pré-moldado que empregam o CUADRF visando principalmente identificar possíveis ligações com consolo moldado com CUADRF que sejam embutidos no pilar em etapa posterior a concretagem do mesmo. Diante disso, neste trabalho é apresentado uma Revisão Sistemática da Literatura e o Mapeamento Sistemático da Literatura de ligações viga-pilar pré-moldados que utilizam o CUADRF realizando um levantamento dos anos e países nos quais foram realizadas as pesquisas, identificando os tipos de ligações viga-pilar estudas, quais os tipos de ensaios realizados para analisar o comportamento da ligação nos modelos físico experimental e quais os modelos constitutivos empregados para modelagem computacional da ligação. Também foi verificado se nos ensaios físicos experimentais foram ensaiados apenas os elementos da ligação ou se foi moldado o modelo completo (vigas, pilares, consolo). Após a extração dos dados observou-se este é um tema com poucas publicações, sendo que as pesquisas sobre o tema são relativamente recentes sendo publicadas após o ano de 2013. A maior parte dos artigos (75%) apresentaram apenas o modelo físico da ligação não sendo realizadas modelagens computacionais que simulem o comportamento. Verificou-se também que 75% dos ensaios foram realizados com carregamento íclico reversível.

Biografia do Autor

Erlucivânia Bueno Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) e mestrado em Mestrado Estruturas e Materiais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Doutorando em Estruturas e Materiais pela Universidade Federal de Goiá. Atualmente é professora da Faculdade Unida de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.

Arquivos adicionais

Publicado

08-04-2021

Edição

Seção

Artigos