DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE TRELIÇAS-2D UTILIZANDO A LINGUAGEM JULIA
Palavras-chave:
MEF, Treliça-2D, Julia.Resumo
Estruturas é a área que trata da parte resistente das construções e se faz presente em vários setores. Uma gama de disciplinas básicas é ofertada aos alunos para que os mesmos adquiram os saberes e competências necessários nesse campo do conhecimento. Não obstante a importância dos conceitos relativos a estruturas para a formação dos discentes, observa-se uma considerável dificuldade dos mesmos em compreendê-los. Este trabalho tem por objetivo promover a aprendizagem de tópicos relativos a mecânica dos sólidos e análise estrutural mediante a construção de um código computacional que possibilite estudar o comportamento linear-elástico de treliças-2D. Exemplos numéricos foram analisados por meio de um programa implementado com a linguagem de programação Julia e a visualização dos resultados foi realizada com o Paraview. Os resultados obtidos foram satisfatórios e justificam o desenvolvimento e emprego de ferramentas numéricas no ensino de análise estrutural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado