HANNAH ARENDT E A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave:
Direitos humanos, Hannah Arendt, Ação, DiscursoResumo
O presente artigo discute a respeito da ideia de direitos humanos tendo como ponto de partida as reflexões da filósofa e teórica política Hannah Arendt. A tarefa desta pesquisa visa apontar possíveis paradoxos em relação ao postulado da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em primeiro lugar devido ao fato de que os a declaração dos direitos do homem propõe uma ideia destarte abstrata sobre o ser humano. Em segundo lugar, a promessa de que tais direitos seriam inalienáveis se mostrou falha desde então, sobretudo pela lacuna de instituições internacionais que fossem capazes de fazer tal garantia. Desse modo, Arendt, que por experiência própria enquanto uma refugiada no período do regime nazista, propõe uma ressignificação dos ideais acerca dos direitos do homem. Tais direitos, neste sentido, precisam levar em conta o sujeito na sua concretude, reconhecendo seus valores essenciais e sociais, assim como as faculdades humanas que são legitimadoras da liberdade, quais sejam, a ação e o discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA UNIARAGUAIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado