AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DE ESTACA TIPO STRAUSS ATRAVÉS DE PROVA DE CARGA DINÂMICA
Palavras-chave:
estaca strauss, prova de carga dinâmica, capacidade de carga, métodos semi-empíricos, carga de catálogo.Resumo
As estacas do tipo strauss são muito utilizadas no Brasil, em edificações que não apresentam cargas elevadas e devido ao seu baixo custo, tornando o emprego dessas estacas, como uma boa opção de fundação profunda. Entretanto avaliar a qualidade e o desempenho deste tipo de fundação profunda é uma das maiores preocupações dentro da engenharia de fundações, sendo que sua carga admissível estimada na fase de projeto, dificilmente é comprovada por meio de ensaios de carregamento estático ou dinâmico. O presente artigo tem como objetivo avaliar a acurácia da previsão de capacidade de carga das estacas tipo strauss, através dos métodos de previsão de capacidade carga mais consagrados da literatura Aoki e Velloso (1975), Decourt (1996) e Teixeira (1996), contribuindo no campo de engenharia de fundações para um aumento do banco de dados principalmente para obras de pequeno e médio porte. Os ensaios foram realizados na região central de São Paulo "“ Brasil, verificando-se que o método de Decourt (1996) é o que mais se aproxima da carga de ruptura obtida através dos resultados das provas de carga dinâmica, permitindo avaliar o comportamento da interação entre solo e estrutura adotados em fase de projeto. As cargas de catálogos possuem pouca disparidade com as cargas admissíveis encontradas in loco, mesmo sem levar em consideração o aspecto geotécnico, podendo ser utilizadas em fase de projeto a favor da segurança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado