POR UMA DIDÁTICA COMPLEXA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E TRANSDISCIPLINAR
Palavras-chave:
transdisciplinaridade, complexidade, pensamento complexo, educação.Resumo
A partir do cenário fragmentado da educação, o presente artigo objetiva refletir sobre possíveis caminhos rumo a uma didática transformadora, ou seja, uma didática que não priorize a fragmentação do conhecimento, do pensamento e do sujeito, possibilitando desenvolver no educando a capacidade de situar-se no mundo, estabelecendo todas as possíveis relações e sendo parte deste mundo. Realiza um estudo teórico-reflexivo sobre um olhar ético e estético para uma didática complexa e transdisciplinar. O referencial teórico advém do campo da complexidade na perspectiva de Edgar Morin e da transdisciplinaridade de Nicolescu. Conclui-se que o pensamento complexo é uma brecha para a ampliação da visão de mundo, necessária à construção de uma sociedade mundo de justiça e felicidade, capaz de unir ética e estética no cotidiano da vida. Acreditamos que o desenvolvimento de uma didática complexa e transdisciplinar é fundamental ao cultivo do estado poético dos sujeitos, com ética e estética ,se deixarmos o novo brotar dentro de nós e se nos permitirmos sonhar juntos com vistas a uma vida mais solidária e feliz olhando o sujeito multidimensional que faz uso da imaginação e da criatividade, buscando conhecer e conhecer-se de forma mais global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado