POR UMA DIDÁTICA COMPLEXA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E TRANSDISCIPLINAR

Autores

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, complexidade, pensamento complexo, educação.

Resumo

A partir do cenário fragmentado da educação, o presente artigo objetiva refletir sobre possíveis caminhos rumo a uma didática transformadora, ou seja, uma didática que não priorize a fragmentação do conhecimento, do pensamento e do sujeito, possibilitando desenvolver no educando a capacidade de situar-se no mundo, estabelecendo todas as possíveis relações e sendo parte deste mundo. Realiza um estudo teórico-reflexivo sobre um olhar ético e estético para uma didática complexa e transdisciplinar. O referencial teórico advém do campo da complexidade na perspectiva de Edgar Morin e da transdisciplinaridade de Nicolescu. Conclui-se que o pensamento complexo é uma brecha para a ampliação da visão de mundo, necessária à construção de uma sociedade mundo de justiça e felicidade, capaz de unir ética e estética no cotidiano da vida. Acreditamos que o desenvolvimento de uma didática complexa e transdisciplinar é fundamental ao cultivo do estado poético dos sujeitos, com ética e estética ,se deixarmos o novo brotar dentro de nós e se nos permitirmos sonhar juntos com vistas a uma vida mais solidária e feliz olhando o sujeito multidimensional que faz uso da imaginação e da criatividade, buscando conhecer e conhecer-se de forma mais global.

Biografia do Autor

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas. Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). 

Michelle Padilha Batistella, Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é assessora pedagógica - Língua Portuguesa - Editora Aprende Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em complexidade, Formação e Professores e Educação Mtemática: TESSITURA.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Edição

Seção

Artigos