USO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM BIOLOGIA

Autores

  • Vinicius Da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Andreia Cristiane Cuesta Alves Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maurício Aires Vieira UNIPAMPA

Palavras-chave:

Biologia, Gamificação, Meio Ambiente

Resumo

Este estudo terá como objetivo geral investigar como os jogos educativos podem ser usados para aumentar a conscientização ambiental em estudantes de Biologia, aprimorando sua compreensão das interações ecológicas. Os jogos, com seu potencial de envolvimento e interação, emergem como uma ferramenta atraente para educar e motivar as pessoas a compreender e agir em prol do ambiente. A metodologia que será utilizada será a revisão narrativa de literatura, onde serão realizadas pesquisas em bases de dados acadêmicas, como Google Scholar, PubMed e SciElo, bem como em sites de organizações ambientais e educacionais, com recorte temporal dos últimos 5 anos. Ao final desta revisão de literatura, tem-se uma compreensão aprofundada das abordagens eficazes de jogos educativos que promovem a conscientização ambiental em contextos biológicos, fornecendo insights para educadores, desenvolvedores de jogos e pesquisadores interessados em combinar biologia e conscientização ambiental por meio de abordagens inovadoras e envolventes.

Biografia do Autor

Andreia Cristiane Cuesta Alves, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduada em Fisioterapia Faculdade Integradas Ciencias Hum. Saúde Educação de Guarulhos (1999). Especialista em Informática em Saúde pela Unifesp (2021). Especialista Formação Docente para o Ensino de Nível Superior em Educação pela Uninove (2010).Experiência em docência nos anos finais do ensino fundamental (1991). Ex-Sócia Proprietária Clínica Florence (2000 a 2002), Servidora pública do Tribunal Regional Eleitoral nos setores de Informática (Sede), Cartórios da Mooca e São Caetano entre 2000 a 2020. Servidora pública efetiva do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Foro de São Caetano/ Cartório da Infância e Juventude, em exercício desde julho de 1993 até o presente. Atualmente, ouvinte na disciplina de Políticas Educacionais do Curso de Mestrado Polítticas Públicas da Universidade Federal ABC, aluna Especial na disciplina de Curriculo e Diversidade do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Tocantins e, cursando licenciatura em Ciências Biológicas na Uniplena Institucional. (Texto informado pelo autor)

Maurício Aires Vieira, UNIPAMPA

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Artigos