REPERCUSSÕES MULTIDISCIPLINARES DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO ÂMBITO SOCIOECONÔMICO: IMPLICAÇÕES PARA A PESSOA IDOSA

Autores

Palavras-chave:

Envelhecimento, Politicas Publicas, Economia.

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno que acarreta uma série de desafios econômicos, sociais e psicológicos. Este ensaio buscou refletir e explorar as implicações do envelhecimento populacional nos aspectos econômicos e suas repercussões na qualidade de vida dos idosos, destacando a necessidade de políticas públicas integradas que abordem não apenas as questões financeiras e de saúde, mas também as dimensões sociais e emocionais do envelhecimento. Nesse sentido, abrangem-se diversas áreas, desde políticas públicas de saúde até considerações sobre mudanças no padrão de consumo e as novas demandas de uma sociedade que envelhece.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes Camargo, Universidade Cruzeiro do Sul

Economista. Graduada pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Ensaio