UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: OS PRIMEIROS CURSOS NO BRASIL
Resumo
Este trabalho apresenta uma contextualização filosófica sobre a trajetória da instalação das primeiras escolas de formação de professores primários, ocorrido no continente europeu e em solo brasileiro. Ao promover esse dialogo pretendemos responder a seguinte questão: Qual foi a motivação para instalação das primeiras escolas de formação docente? A metodologia utilizada para esse estudo foi apoiada nas reflexões filosóficas de estudos sobre a trajetória das escolas de formação docente que por meio desse processo didático fizemos um regresso ao século XVIII, no continente europeu, no qual emergiram as primeiras escolas de formação docente. Em seguida, viajamos pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Natal, local de instalação das primeiras escolas de formação docente no território brasileiro. Os resultados desse estudo sugerem que a instalação das primeiras escolas de formação docente aconteceu por diversos fatores, sendo que os movimentos sociais europeu, alinhados com a necessidade de qualificação humana, reforçou o idealismo para suas instalações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado