UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: OS PRIMEIROS CURSOS NO BRASIL

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma contextualização filosófica sobre a trajetória da instalação das primeiras escolas de formação de professores primários, ocorrido no continente europeu e em solo brasileiro. Ao promover esse dialogo pretendemos responder a seguinte questão: Qual foi a motivação para instalação das primeiras escolas de formação docente? A metodologia utilizada para esse estudo foi apoiada nas reflexões filosóficas de estudos sobre a trajetória das escolas de formação docente que por meio desse processo didático fizemos um regresso ao século XVIII, no continente europeu, no qual emergiram as primeiras escolas de formação docente. Em seguida, viajamos pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Natal, local de instalação das primeiras escolas de formação docente no território brasileiro. Os resultados desse estudo sugerem que a instalação das primeiras escolas de formação docente aconteceu por diversos fatores, sendo que os movimentos sociais europeu, alinhados com a necessidade de qualificação humana, reforçou o idealismo para suas instalações.

Biografia do Autor

Francisco Araujo Machado, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2007). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha do Tocantins e professor - Secretaria da Educação, Juventude e Esporte.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Apoliana de Jesus Teixeira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Integrante da Equipe Editorial da Revista Tocantinense de Educação Matemática (RETEM). Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias. Durante a graduação fui residente no Programa de Residência Pedagógica - (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, conduzidos em parceria com as escolas públicas de educação básica, da Universidade Federal do Tocantins/Arraias. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Artigos