OUTRAS ATRIBUIÇÕES DE SENTIDO ACERCA DO GOLPE-CIVIL MILITAR DE 1964 E A DITADURA MILITAR (1964-1985):
CONTRADIÇÕES E RAZÕES DO PRAGMATISMO INTERIORANO
Resumo
A presente discussão tem como objetivo basilar o esforço para discutirmos as várias formas de manifestações e processos de materialização da dinâmica da ditadura civil-militar (1964-1985) no âmbito do que se entende como cidades do interior. Em vista da necessidade de pensarmos a produção historiográfica sobre o tema, de modo a descentralizar a ênfase das abordagens e dessacralizar narrativas homogeneizantes acerca do período, mobilizamos conclusões de investigação empírica acerca da historicidade de uma comunidade que experienciou múltiplas expressões daquela realidade histórica. Trata-se da Vila 31 de Março em Inhumas-GO e seus eventos comemorativos que remetem à tradição de exaltação e homenagem ao Golpe de 1964. Este espaço materializou-se, na arquitetura, na tradição e discursos, as expectativas conservadoras dos grupos dominantes na região que se simpatizavam com o Golpe e seus desdobramentos em vista da prevalência de seus interesses. Buscamos ampliar as discussões acerca da relação entre Golpe Civil-Militar de 1064, a ditadura, e a comunidade da Vila 31 de Março e seus eventos ritualísticos. Por fim, estabelecemos reflexões entre a realidade dessa comunidade e as orientações da Comissão Nacional da Verdade (CNV).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado