PERSPECTIVAS CRÍTICAS DE GRADUANDOS EM PSICOLOGIA SOBRE O TAYLORISMO APLICADO NAS EMPRESAS
Palavras-chave:
taylorismo, perspectivas críticas, práticas de gestãoResumo
Este estudo tem como objetivo investigar como estudantes universitários de Psicologia compreendem e criticam a aplicabilidade dos princípios da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor nas organizações contemporâneas. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma metodologia descritiva e exploratória, utilizando-se de questionários aplicados a 228 estudantes universitários na cidade de Goiânia (GO). Foram coletados dados quantitativos e qualitativos, posteriormente analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam a relevância histórica dos princípios tayloristas, especialmente no que tange à eficiência e à produtividade, eles também apresentam fortes críticas, especialmente no que se refere à alienação do trabalhador e à falta de flexibilidade nas práticas organizacionais atuais. Esses futuros psicólogos, ao refletirem sobre a gestão de pessoas, demonstram uma visão crítica e equilibrada, sugerindo a necessidade de práticas gerenciais mais humanizadas e adaptativas. O estudo conclui que, embora os princípios de Taylor ainda influenciem muitas práticas de gestão, há uma demanda crescente por abordagens que valorizem o bem-estar dos trabalhadores, a autonomia e a inovação, alinhando a eficiência produtiva às necessidades humanas nas organizações. Esta pesquisa contribui para o debate sobre a formação de psicólogos e sua futura atuação em contextos organizacionais, especialmente no suporte que venham a desenvolver para práticas de Gestão de Pessoas, no sentido de promoverem uma gestão mais humanizada.
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