BRT EM GOIÂNIA: UM ELO ENTRE A MOBILIDADE URBANA E A CIDADE SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Goiânia; Transporte Coletivo, BRT Norte/Sul.Resumo
Goiânia é uma metrópole regional brasileira e sua região metropolitana é composta por 21 municípios perfazendo um total de 2.613.491 habitantes. Todo o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia - RMG possui gestão compartilhada entre as prefeituras e o governo do estado. A cidade possui um corredor leste/oeste exclusivo para o transporte coletivo, implantado na década 1970. E em 2015 tiveram início as obras do BRT Norte/Sul. Esse artigo analisa a mobilidade em Goiânia, o projeto do BRT Norte/Sul identificando as suas características e o seu papel na promoção do direito à cidade e de uma mobilidade urbana sustentável. Para avaliação desses tópicos foi feita uma revisão bibliográfica, além de uma análise “in loco” e do projeto para realização do paralelo entre teoria e prática. Os resultados encontrados mostram que o BRT de Goiânia possui itens que não estão totalmente adequados a um BRT completo, mas que não comprometem significativamente o seu desempenho.
Referências
BALBIM, R.; KRAUSE, L.; LINKE, C. C. (2016) Cidade Movimento, Mobilidade e interações no desenvolvimento urbano IPEA, Brasília.
BERTALANFFY, L. V. (1975). Teoria geral dos sistemas. 2. ed. Petrópolis: Vozes.
BOARETO, R. (2008) A política de mobilidade urbana e a construção de cidades sustentáveis. ANTP. São Paulo.
BRANDI, C. (2018) Cidades Sustentáveis. Rio de Janeiro. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/caderno_cidades_ sustentaveis_digital_0.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023.
BRASIL. Ministério das Cidades (2004). Caderno MCidades – Desenvolvimento Urbano. Brasília, DF.
BRASIL. Ministério das Cidades (2007). Construindo a cidade sustentável. Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Brasília, DF.
BRASIL. Ministério das Cidades (2008). Manual de BRT: Bus Rapid Transit: Guia de Planejamento. Brasília.
CUNHA, D. F. da; ZECHIN, P.; HADDAD, M. B. (2019) Estrutura espacial, mobilidade urbana e direito à cidade: o caso do BRT em Goiânia. Natal. Disponível em: https://xviiienanpur.anpur.org.br/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1624.Acesso:10 out. 2023
FALAVIGNA, C.; RODRIGUES, T.; HERNÁNDEZ, D. (2017). Mobilidade inclusiva. Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. GEN LCT. São Paulo.
FERRAZ, A. C. C. P. TORRES, I. G. E. (2004) Transporte Público Urbano. RiMa. São Carlos.
GOIÂNIA (2012) Anuário estatístico de Goiânia. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2012/_html/historico.html. Acesso em: 17 out 2023.
GOIÂNIA (2023) PlanmobGyn. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/planmob/faq/. Acesso em: 09 de agosto de 2023.
HARVEY, D. (2014). Do direito à cidade à revolução urbana. Martins Fontes. São Paulo.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022) Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro
KNEIB, E. C. (2013) Relatos de uma experiência na Região Metropolitana de Goiânia. ANTP. São Paulo. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/items/17cd5806-956f-4336-ab3a-6f0665231d0a. Acesso em 11 jan. 2023.
KNEIB, E. C.; ROCHA, A. P. de A.; LIMA, A. F.; TIBIRIÇA, G. S. (2022) Conectados pelo transporte coletivo: desafios e caminhos para a mobilidade urbana na região metropolitana de Goiânia. Goiânia.
LEFEVBRE, H. O direito à cidade. (2001) Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo.
MARICATO, E. (2008) O automóvel e a cidade. In: Revista ciência e ambiente, n. 37, julho a de 2008. UFSM. Santa Maria.
ONU – Organização das Nações Unidas (2022) Relatório Anual 2022. Disponível em: https://relatorio-anual-2022.netlify.app/ Acesso: 18 out. 2023.
PORTUGAL, L.s. Transporte, mobilidade e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
RODOVALHO, M. O. (2008) Análise do planejamento urbano e afetividade dos Planos diretores de Goiânia. Universidade Católica de Goiás – PUC. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2859. Acesso em 20 out 2023
SANTOS, M. (1993) A Urbanização Brasileira. HUCITEC. São Paulo: HUCITEC, 1993.
UFPR, Universidade Federal do Paraná (2021) Diário do Transporte, Grandes Construções. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/compartilhando-o-caminho/como-surgiu-o-brt/. Acesso: 18 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado