INFLUÊNCIAS MIDIÁTICAS NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
mídias sociais, identidade corporal, transtorno alimentar, comportamento do adolescenteResumo
A rápida adesão às mídias sociais tem alcançado mais de 80% dos adolescentes. Entretanto, o intenso uso dessas mídias pode se mostrar prejudicial, visto que, estes meios de comunicação, frequentemente, promovem representações corporais irreais e estereotipadas. Nesse sentido, a internalização desse padrão de beleza pode resultar em dificuldades na aceitação da própria imagem corporal e no desenvolvimento de transtornos alimentares. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar como as influências midiáticas podem afetar a percepção da imagem corporal de adolescentes do sexo masculino, bem como elencar os impactos dessas influências no desenvolvimento de transtornos alimentares. Este é um estudo de revisão integrativa com 11 estudos primários, resultantes da busca realizada nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Web of Science utilizando os seguintes descritores: "imagem corporal" e/ou "percepção da imagem corporal", "transtornos alimentares", "mídia" e/ou "influência da mídia" e/ou "efeitos da mídia", "adolescentes" e/ou “meninos”. Os resultados mostram que a exposição constante a conteúdos de beleza nas redes sociais podem estar associadas à baixa autoestima e a comportamentos alimentares desordenados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado