OFICINA TERRACOR: INTEGRANDO ENSINO, EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS
Palavras-chave:
Curricularização da Extensão, Sustentabilidade, , Ensino de Engenharia, Tinta de SoloResumo
Este artigo discute a importância da integração entre teoria e prática no ensino de Engenharia, especialmente no contexto das transformações que o setor enfrenta no século XXI. A curricularização da extensão, impulsionada por modificações legais, tem fortalecido a conexão entre a formação acadêmica e as demandas da sociedade. Um exemplo prático dessa integração é a Oficina TERRACOR, realizada durante o evento UniAraguaia na Comunidade. A atividade de extensão propôs a produção de tintas naturais a partir de pigmentos de solo, uma alternativa sustentável à indústria convencional de tintas. Durante a oficina, alunos e membros da comunidade participaram ativamente do processo de fabricação das tintas, promovendo o aprendizado prático e o desenvolvimento de soluções ecológicas. Os resultados indicaram que os participantes reconhecem os benefícios ambientais das tintas naturais, com destaque para sua simplicidade na produção e baixo custo. Assim, a oficina TERRACOR exemplifica como atividades de extensão podem fortalecer a formação acadêmica e contribuir para a disseminação de práticas sustentáveis, unindo o conhecimento teórico à prática comunitária.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 de outubro de 2024.
CARVALHO, L. DE A.; TONINI, A. M. (2017). Uma análise comparativa entre as competências requeridas na atuação profissional do engenheiro contemporâneo e aquelas previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Engenharia. Gestão & Produção, 24(4), 829-841. 2017.
MORÁN, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
OLIVEIRA, V. F.; DE ALMEIDA, N. N.; CARVALHO, D. M.; PEREIRA, F. A. A. Um estudo sobre a expansão da formação em engenharia no Brasil. Revista de ensino de engenharia, 32(3), 37-56. 2013.
RUFINO, S.; et al. Inovações e desafios da educação em engenharia: Debate sobre a implementação das diretrizes nacionais e da curricularização da extensão. In: TONINI, A. M.; PEREIRA, T. R. D. S. ABENGE 50 ANOS: Desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia. Brasília: ABENGE, 2023. p. 43- 86.
SENA, T. V. (2019). Gamificação: estratégia de ensino e aprendizagem em currículo por competências. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 3, n. 2, p. 025-040, 2019.
VELHO, L. M. L. S.; DA COSTA, J. O. P.; GOURLART, F. L. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 35, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado