A FRAGILIDADE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO E A CONSTITUIÇÃO E CRISE DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Palavras-chave:
Fragilidade, Jornalismo, Ciências HumanasResumo
Este artigo tem por objetivo discutir acerca da hipótese de que a fragilidade do campo da Comunicação Social-Jornalismo ao ponto de o seu saber acadêmico ter sido colocado em xeque pelo Supremo Tribunal Federal pode ter suas raízes na constituição e crise das Ciências Humanas. Para iluminar essa discussão foram essenciais autores como Gaston Bachelard, Michel Foucault, Maurice Merleau Ponty, Alexandre Koyrè e José Ternes.
Referências
BACHELARD, G. O novo espírito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)
FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.
______________ As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_______________ A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
KOYRÈ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Ciências do Homem e fenomenologia. São Paulo: Saraiva, 1973.
TERNES, José. “Alargar o Espírito, Tonificar a Alma”. In: BULCÃO, Marly, CESAR, Constança Marcondes (org.) Perspectivas filosóficas de expressão francesa. Rio de Janeiro: Booklink, 2007.
_____________ Michel Foucault e a Idade do Homem. Goiânia: Ed. UCG: Ed. UFG, 2009.
_____________ Alexandre Koyrè e a Renascença. In: SALOMAN, Marlon (org.). Goiânia: Almeida e Clément Edições, 2010.
___________ Foucault e o nascimento das Ciências Humanas. In: História Revista, 9 (2): 191-204, jul.dez. 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado