A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

A LEGISLAÇÃO E OS PRESSUPOSTOS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE

Autores

Palavras-chave:

formação, inclusão, professores de AEE

Resumo

As mudanças implementadas no Brasil, relacionadas à Educação Inclusiva e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), passou a exigir que o professor de AEE trabalhe com todas as categorias do público-alvo da Educação Especial (PAEE). Assim, diante dessas exigências, esse artigo tem como objetivo refletir sobre a formação desses profissionais para atuar neste serviço. Para tal reflexão será realizada uma revisão de literatura com base nos pressupostos de John Dewey e Paulo Freire. Optou-se por esse recorte teórico porque mesmo os dois autores tendo vivido em contextos distintos, ambos compartilhavam da ideia de educação como prática que deve incluir todos os alunos independente das condições biológicas, psíquicas, sociais, econômicas ou culturais, garantindo sua humanização e sua emancipação individual e de forma igualitária, democrática e abrangente. Apesar da legislação brasileira e dos cursos de formação de professores ainda não terem uma política muito clara quanto a preparação dos professores de AEE, é preciso pensar a formação desses profissionais, que são um dos elementos mais importantes na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, numa perspectiva inclusiva e transformadora da realidade desses que há tanto tempo vivem em situação de segregação e exclusão.

Biografia do Autor

Claudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, com reconhecimento no Brasil pela USP. É Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Catalão no Curso de Pedagogia e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) integrando a Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão. Responde pela Coordenação do Curso de Pedagogia de 2017 até o momento atual, é Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (CIEED). É editora-chefe da Revista Poiesis Pedagógica. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: práticas educativas, inclusão social na educação, gestão educacional e políticas educacionais. 

Publicado

08-06-2025

Edição

Seção

Artigos