ANIMAÇÃO EDUCACIONAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A CAPACITAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Leiliane Santana Souza UniAraguaia
  • Antônio Edésio Jungles
  • Tairine Roquete Alves Carneiro Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)
  • Fabio Henrique Casarini Geronimo Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)
  • Erika Severino de Miranda
  • Mayara Paula Silva Franco Castilho Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)

Palavras-chave:

animação educacional, trabalhadores da construção, objeto de aprendizagem, construção civil, gestão

Resumo

A falta de mão de obra qualificada interfere no crescimento da indústria da construção, visto que limita a sua capacidade produtiva e a expansão da economia do país. O artigo aborda a animação educacional como objeto de aprendizagem para a capacitação na construção civil. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma animação educacional como um objeto de aprendizagem para a capacitação dos trabalhadores da construção. A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa em instituições de ensino da construção em cinco estados distintos, com base no Design Science Research, expressa em 5 fases. A instrumentação e coleta de dados foram direcionados ao público alvo e aos designers/desenvolvedores e buscaram avaliar, no primeiro momento, o conhecimento/afinidade do público alvo com a animação educacional. É notado na revisão da literatura que as linguagens contemporâneas utilizadas para a educação, motivam, envolvem e auxiliam na memorização do aprendiz, ainda que poucas pesquisas aprofundem neste tema. Espera-se que este estudo possa contribuir com o desenvolvimento de temas afins, bem como instigar por debates e desdobramentos correlacionados.

Biografia do Autor

Antônio Edésio Jungles

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutor pela Universidade de Alberta - Canadá. E-mail: [email protected]

Tairine Roquete Alves Carneiro , Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)

Coordenadora e docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) - Mestra em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: [email protected]

Fabio Henrique Casarini Geronimo , Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)

Docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: [email protected]

Erika Severino de Miranda

Docente do curso de Engenharia Civil e tutora nos cursos EaD na área das Engenharias do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Mestra em Construção Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás. E-mail: [email protected]

Mayara Paula Silva Franco Castilho , Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)

Docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) – Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC e Mestra em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail:[email protected]

 

Downloads

Publicado

16-04-2025