DESENVOLVER É CONTEXTUALIZAR

NOTAS SOBRE O MÉTODO DE EDUCAÇÃO DE MARIA MONTESSORI

Autores

Palavras-chave:

Montessori, Autoeducação, Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Pedagogia

Resumo

Este artigo examina o método educacional de Maria Montessori sob a perspectiva do desenvolvimento infantil e da educação sensorial. Fundamentado em uma revisão bibliográfica e análise conceitual, o estudo investiga como Montessori propõe uma abordagem pedagógica centrada na autonomia da criança e na interação ativa com o ambiente. A pesquisa ressalta a concepção montessoriana de que a educação deve respeitar os limites do desenvolvimento e oferecer um ambiente preparado que favoreça a autoeducação. O método Montessori se contrapõe à educação tradicional de sua época ao enfatizar a criança como protagonista do processo de aprendizagem, enquanto o educador assume o papel de facilitador. Tem-se como hipótese que a valorização da liberdade com responsabilidade e da experiência sensorial no ensino contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Dessa forma, a revisão bibliográfica foi conduzida sem a intenção de abarcar exaustivamente toda a literatura existente sobre o tema, priorizando fontes acessíveis e contemporâneas, alinhadas à relevância da pedagogia montessoriana na educação atual.

Biografia do Autor

Gustavo Augusto da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Cursa doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás no programa de Ciências da Religião com pesquisa em filosofia da música, cultura pop e subjetividade. Mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição com ênfase em cultura e sistemas simbólicos. Técnico em agropecuária pelo Instituto Federal Goiano-Campus Ceres (IFGoiano), licenciado e bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Pesquisa Filosofia da Música, Espiritualidades Contemporâneas e Psicologia. É acadêmico de Psicologia no Centro Universitário Araguaia.

Luciana Barros de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Catalão. Graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Goiás (1994); Especialização em Psicopedagogia - Universidade Católica de Goiás (2001); Psicopedagogia Clínica - Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires ? Argentina (2005); Atendimento em Psicopedagogia; Coordenadora Externa do Projeto DIA - Diagnóstico Interdisciplinar de Aprendizagem mantido pelo NECASA/ Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás (2003/2009); Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Goiás (2008/2013); Vice-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (2011/2013); Presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (2014/2019); Editora da Revista Psicopedagogia (2020/2022); Especialista em Educação Especial (2020); Especialista em Educação Montessoriana (2021); Membro da Equipe Diretiva Casa Escola Montessori, Goiânia/GO (desde 2018 até o presente momento). 

Gabriela Carvalho Mizuno Alves, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Avaliação Psicológica pela Dalmass Curso (DALMASS-Goiás, 2021). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC - Go, 2018). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás, 2018). Experiência em docência, prática de pesquisa, psicologia escolar, seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento e prática voltada para Psicologia da Saúde. Seus estudos possui como ênfase os seguintes temas: qualidade de vida, bem-estar, saúde mental, políticas públicas, saúde coletiva, adolescência e adulto.

Publicado

16-04-2025