DESENVOLVER É CONTEXTUALIZAR
NOTAS SOBRE O MÉTODO DE EDUCAÇÃO DE MARIA MONTESSORI
Palavras-chave:
Montessori, Autoeducação, Educação, Psicologia do Desenvolvimento, PedagogiaResumo
Este artigo examina o método educacional de Maria Montessori sob a perspectiva do desenvolvimento infantil e da educação sensorial. Fundamentado em uma revisão bibliográfica e análise conceitual, o estudo investiga como Montessori propõe uma abordagem pedagógica centrada na autonomia da criança e na interação ativa com o ambiente. A pesquisa ressalta a concepção montessoriana de que a educação deve respeitar os limites do desenvolvimento e oferecer um ambiente preparado que favoreça a autoeducação. O método Montessori se contrapõe à educação tradicional de sua época ao enfatizar a criança como protagonista do processo de aprendizagem, enquanto o educador assume o papel de facilitador. Tem-se como hipótese que a valorização da liberdade com responsabilidade e da experiência sensorial no ensino contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Dessa forma, a revisão bibliográfica foi conduzida sem a intenção de abarcar exaustivamente toda a literatura existente sobre o tema, priorizando fontes acessíveis e contemporâneas, alinhadas à relevância da pedagogia montessoriana na educação atual.
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