ESTUDO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE GOIÂNIA
Palavras-chave:
Aproveitamento de água pluvial, Sustentabilidade urbana, Gestão de recursos hídricosResumo
A escassez de água, intensificada pelo crescimento populacional e pelas mudanças climáticas, tem exigido soluções sustentáveis para a gestão hídrica, especialmente em centros urbanos como Goiânia, que enfrenta estiagens sazonais e aumento no consumo de água potável. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental da implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial na cidade. Para isso, foram coletados dados climáticos e construtivos de uma edificação-teste, e utilizou-se o software Netuno para o dimensionamento do sistema de captação e reservação de águas pluviais, considerando a demanda por água não potável e os períodos de estiagem. A análise contemplou aspectos regulatórios e especificações técnicas do Sistema de Aproveitamento de Água Pluvial (SAAP). Os resultados indicaram que, embora os reservatórios de grande porte, apresentam alta eficiência no atendimento da demanda, sua aplicação se mostra inviável, devido ao elevado custo de implantação e ao regime de chuva sazonais.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Conservação e reuso de água em edificações. São Paulo, 2005.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Water resources management in Brasil. Brasília, 2013.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Conjuntura de Recursos Hídricos no Brasil. São Paulo, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. Rio de Janeiro, 2019.
BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro. Produção social da moradia: um olhar sobre o planejamento da Habitação de Interesse Social no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 16, n. 1, p. 189-189, 2014.
BAUMANN, D.D. Water conservation: the struggle over definition. Water Resources Research, 20 (4): 428-434, 1984.
BRANDÃO, Verônica Ribeiro. Avaliação ambiental de sistemas de aproveitamento de água pluvial em habitações de interesse social. Goiânia, 2017.
CAMPOS, Marcus André Siqueira. Qualidade de investimentos em sistemas prediais de aproveitamento de água pluvial: uso de particles swarm optimization. 2012. 95 P. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas.
FERRAZ, Marshell Ferreira Almeida; SILVA, Evaristo Marcos. Estudo de Viabilidade de um Sistema de Tratamento para Reutilização de Água em Finalidades Domiciliares Diversas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 3, p. 702- 712, 2015.
GUIMARÃES, Dalisson Alves et al. Viabilidade econômica para implantação de Sistema Predial de Aproveitamento de Água Pluvial em residência unifamiliar. 2018.
IWANAMI, H. Rainwater utilization system in building. In: CIBW62 SEMINAR, Tokyo, Japan. 1985.
MARINOSKI, Ana Kelly. Método para avaliação de viabilidade ambiental e econômica de sistemas de aproveitamento de água pluvial. Disserrtação (Mestrado em Engenahria Civil) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Florianópolis, SC, 2010. 159 p.: il., grafs., tabs.
OTT, Ernani; PIRES, Charline Barbosa. Estudando teoria da contabilidade: conceito e objetivo da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
MONTENEGRO, M. H. F.; SILVA, R. T. Economia de água: quadro de necessidades e linhas de ação. In: Anais do Simpósio Internacional sobre Economia de Água de Abastecimento Público, São Paulo, 28 a 30 de outubro de 1986. São Paulo, IPT, 1987, pp. 7-26.
OTT, Ernani. Teoria da contabilidade. São Leopoldo RS: Editora Unisinos, 2012.
PROSAB. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico. Uso Racional da Água em Edificações / Ricardo Franci Gonçalves (Coord.). Rio de Janeiro: ABES, 2006.
REIS, Aline de Jesus; SILVA, Selma Leal da. A história da contabilidade no Brasil. 2008. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/download/299/247. Acessado em:15 set. 2024.
REIS, Fernanda Pinheiro Rocha; CRUVINEL, Lucas Barbosa; PACHECO, Rodrigo Moreira. Comparação Econômica de Sistema Predial de Aproveitamento de Água Pluvial para Habitação de Interesse Social. Goiânia, 2016.
REIS, Pedro Henrique Ribeiro. Avaliação econômica de sistema de aproveitamento de água pluvial em edificação residencial multifamiliar em três capitais brasileiras. Goiânia, 2016.
SÁ, Antônio Lopes de. História geral e das doutrinas da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.
SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2002.
SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.
SOUZA, Raquel Rocha de Lima. Et al. A importância da capacitação e requalificação contínua do administrador para o alcance da valorização no mercado de trabalho atual frente à indústria 4.0. Revista científica multidisciplinar núcleo do conhecimento (s.l), v. 09, p. 35-45, outubro de 2022. ISSN: 2448-0959. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/capacitacao-e-requalificacao. Acesso dia 17 de set. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado