A VOCAÇÃO CALVINISTA E A NOÇÃO LUTERANA DE BERUF [CHAMADO], SEGUNDO ALEXANDRE KOYRÉ
Palavras-chave:
Palavras-chave: Reforma Protestante. Calvino e Lutero. Pensamento Religioso.Resumo
O artigo objetiva analisar como Alexandre Koyré comparou as noções protestantes de vocação calvinista e beruf luterana, bem como compreender a importância dessa discussão no rol de interesses do estudioso russo. Trata-se de um estudo bibliográfico, a partir das conferências realizadas pelo autor na década de 1930, seguida de uma entrevista com o bispo da Igreja Anglicana no Brasil, Dom Orvandil Moreira Barbosa. Constatou-se a possibilidade de fazer uma ponte entre as ideias de Koyré com as ideias de Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”.
Referências
BARBOSA, Orvandil Moreira. A diferença entre a doutrina calvinista e a doutrina luterana: implicações práticas. Entrevista concedida a Adelmar Santos de Araujo, Goiânia, 20/03/2025.
KOYRÉ, Alexandre. Da mística à ciência: cursos, conferências e documentos, 1922-1962. Tradução de Thomaz Kawauche. São Paulo: Editora Unesp, 2024.
________. Do mundo fechado ao universo infinito. Tradução de Donaldson M. Garschagen; apresentação e revisto técnica Manoel Barros da Motta. - 4.ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MACHADO, Hallhane. A liberdade do pensamento: Estudo sobre o fundo místico da história de Alexandre Koyré. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História (FH), Programa de Pós-Graduação em História, Goiânia, 2021.
________. A história é feita de histórias: a irrupção do novo segundo Alexandre Koyré. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 16, n. 41, p. 1–27, 2023.
MOTTA, Manoel Barros da. Apresentação: Alexandre Koyré: revolução e verdade na história do pensamento científico e filosófico. In: KOIRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. Tradução de Donaldson M. Garschagen; apresentação e revisto técnica Manoel Barros da Motta. - 4.ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. V-XIII.
SALOMON, Marlon. Alexandre Koyré e o nascimento da ciência moderna. In: ________. Alexandre Koyré: historiador do pensamento. Goiânia: Almeida & Clement Edições, 2010, p. 75-95.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2ª ed. rev. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado