O USO DA INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Wemerson Souza do Nascimento Universidade Federal de Goiás
  • Ronney Fernandes Chagas Departamento de Biologia, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências e Biologia, Recursos didáticos, Internet.

Resumo

O presente trabalho tem como foco a resistência que os profissionais da educação encontram em utilizar as tecnologias como ferramentas educacionais, enfatizando o processo de globalização que traz as TIC"™s na educação e no Brasil, descocribir por que os professores não usam as tecnologias em suas aulas. O objetivo consiste em enfatizar as resistências que os profissionais da educação encontram em utilizar as tecnologias como ferramenta auxiliar pedagogica e avaliar como se dá a inserção dessas tecnologias em algumas escolas do interior goiano e se realmente essas ferramentas tecnologicas estão sendo subaproveitadas nessas escolas. A metodologia utilizada foi descritiva-exploratória com abordagem quanti-qualitativa, realizada em 10 escolas públicas (oito de Anápolis, uma de Joanapólis, uma de Pirenópolis cituados no Estado de Goiás, Brasil) com 100 alunos, sendo 50 do ensino fundamental e 50 do ensino médio, além de 20 professores da área de Ciências e Biologia, para verificação da disponibilidade e empregabilidade das tecnologias no ensino. Como resultado observou-se que nas aulas são utilizados recursos didáticos tecnológicos e tais ferramentas são excelentes e motivadoras, contribuindo consideravelmente para a construção do conhecimento, entretanto verificou-se que a utilização de qualquer outra modalidade didática além da tradicional implica em esforços e depende de outros agentes da escola, da disponibilidade de materiais, de equipamentos e das instalações do estabelecimento.

Biografia do Autor

Wemerson Souza do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Direito pela Faculdade do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia ­ FIBRA (OAB), Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú ­ UVA, CRBio 04­D, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista ­ UNIP, Graduado em Gestão em Segurança Pública pela Faculdade Unida de Campinas ­- Fac­Unicamps, Especialização em Ciências Forenses ­ Perícia Criminal pelo Instituto Educacional Santa Catarina ­ IESC, Especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes ­ UCAM, Especialização em Análise Criminal Pela Faculdade Unida de Campinas ­ Fac­Unicamps, Especialização em Planejamento Geo- Ambiental pelo Centro Universitário de Anápolis ­ UniEvangélica, Especialização MBA em Meio Ambiente pela Faculdade Católica de Anápolis ­ FCA e Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá ­ FIJ. Área de interesse: Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Ambiental e Direito Internacional Humanitário.

Ronney Fernandes Chagas, Departamento de Biologia, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

Doutor em Patologia Molecular pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2007 - 2011), possui mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2007) e graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Paracoccidoides brasiliensis, genômica e proteômica, bioquímica e interação parasito-hospedeiro. Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Molecular. 
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos. 

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Publicado

2017-07-19

Edição

Seção

Artigos