PRÁTICAS DE ENSINO E A FORMAÇÃO DO BIÓLOGO DOCENTE
Palavras-chave:
Escola, Parâmetros Curriculares Nacionais, Saúde, Ambiente e Cultura.Resumo
De acordo com a Lei 9394/96 os cursos de licenciatura devem desenvolver atividades práticas e teóricas relacionadas ao exerício da docência do futuro professor da escola básica - ensino fundamental e médio. As disciplinas de Práticas de Ensino em Biologia - PECBs por ter um caráter interdisciplinar aborda temáticas relacionados aos temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. As disciplinas de Práticas de Ensino em Ciências Biológicas (PECBs) PECB II – Saúde e Ambiente e PECB III – Escola e Cultura, tem como objetivo analisar a relação entre escola, saúde, ambiente e cultura a partir do estudo sobre o conceito de cada tema relacionando-os entre si. Os conteúdos teóricos das disciplinas de PECBs II e III são ministrados tendo o cuidado na escolha das modalidades didáticas a serem utilizadas, levando-se em consideração o perfil da turma. Espera-se que através dessas disciplinas e na escolha de seus métodos e técnicas de ensino, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas possam valorizar a construção do conhecimento acerca de questões relacionadas à saúde, educação, cidadania e cultura que os rodeiam, além conhecer sobre a importância da preservação do meio em que vivem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado