PLANEJAMENTO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO NORDESTE PARAENSE

Autores

  • Nara Regina Silveira Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Francisco Pereira de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Ana Paula Vieira e Souza Universidade Federal do Pará
  • Zilah Therezinha de Souza Araújo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Políticas de Ensino, Alfabetização e Letramento, Planejamento Escolar.

Resumo

A presente pesquisa objetivou estudar o planejamento escolar e as políticas de ensino como estratégias para alfabetização e letramento no ensino fundamental público no muniípio de Bragança-PA, nordeste paraense. Nasceu de uma inquietação: por que os estudantes do ensino fundamental não são alfabetizados a contento do que se preconiza nas políticas de ensino? A metodológica de pesquisa foi a qualitativa, onde a coleta de dados foi a entrevista, por meio de um questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 45 docentes. A análise ocorreu com a organização e tabulação das respostas e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente dos discursos mais expressivos. Os resultados demonstraram que há respaldos teóricos e metodológicos no trabalho do docente, as práticas e estratégias são flexíveis ao contexto do aluno, porém as políticas públicas ainda estão longe da realidade do alunado, onde o ensino tem se tornado complexo, do ponto de vista docente e a aprendizagem esta configurada a partir dos parâmetros globais, que por vezes, está atrelada aos avanços tecnológicos, sociais e econômicos. Concluiu-se que as escolas públicas do nordeste paraense possuem planejamento escolar. No entanto, as políticas públicas de ensino estão dispersas entre as múltiplas realidades encontradas no contexto sociocultural e econômico dos estudantes do ensino fundamental. E, por conseguinte, as mudanças e transformações sociais têm exigido práticas docentes de alfabetização e letramento alimentadas na realidade dos estudantes do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Nara Regina Silveira Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Docente da Educação Básica, com atuação no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.

Francisco Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Biologia Ambiental, com ênfase em Biologia de Organismos da Zona Costeira Amazônica, pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA). Possui Mestrado em Biologia Ambiental - Ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela Universidade Federal do Pará (2004); Especialização em Gestão de Sistema Educacional pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2004); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal do Pará na cadeira de Planejamento e Gestão Educacional (Assistente I); Pesquisador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (UFPA); Pesquisador da Agência de Cooperação Internacional Japonesae (JICA). Tem experiência em projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, por exemplo, Programa Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezal (MADAM), JICA, FUNTEC, Milênio, Universal e outros. Atua principalmente nas linhas de Ecologia de Manguezal, Educação Ambiental, Educação, Meio Ambiente, Manejo Sustentável, Políticas Públicas e Povos tidos como Tradicional e Costeiros, Planejamento e Gestão Educacional.

Ana Paula Vieira e Souza, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança. Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA\2014). Mestre em Educação na Linha Currículo e Formação de Professores (UFPA\2009). Especialista em Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA\2005). Graduada Plena em Secretariado Executivo Bilíngue (UNAMA\2004). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE\UFPA), sob a coordenação do Professor Dr. Ronaldo de Marcos Lima Araujo. Experiência profissional nas Disciplinas Infâncias e Educação Infantil, Política e Planejamento Educacional, Didática, Prática de Ensino na Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio.

Zilah Therezinha de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em pedagogia, graduação em Serviço Social, especialização em docência do Ensino Superior, mestrado em biologia ambiental pela UFPA (Universidade Federal do Pará), tem experiencia na área de educação com enfase em formação de professores. Habilitação em tutoria - Educação a distancia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA - participa de estudos sócio ambientais costeiros ESAC como pesquisadora esta inserida no laboratório ambiental e saúde - LEMAS - na faculdade de educação FACED Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-PA.

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Publicado

2018-01-27

Edição

Seção

Artigos