CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - ESTUDO DE CASO: EDIFÍCIOS DA CIDADE DE GOIÂNIA "“ GO
Palavras-chave:
Reuse, Sustainability, AcquaCiclus.Resumo
A água é o recurso natural mais importante que há no planeta para manutenção da vida. É um recurso que não respeita divisas, atravessa cidades, estados e nações, portanto, é um bem a ser compartilhado por todos. O aumento da demanda por água devido ao crescimento populacional desordenado nas grandes metrópoles e o aumento da poluição dos mananciais com efluentes industriais, residenciais e com resíduos sólidos contribui cada vez mais para a escassez das reservas de água. De forma que se faz necessário uma alternativa para preservação desse recurso natural tão precioso. Existem várias medidas para minimizar o consumo de água potável, uma delas pode ser o reuso de águas cinzas e/ou residuárias que com processo simples de tratamento torna-se possível a sua reutilização, para fins não potáveis. A presente pesquisa teve por finalidade buscar esta solução, apresentando como estudo de caso o tratamento e o reuso de águas cinzas em três edifícios verticais na cidade de Goiânia. Para isso, elenca inicialmente as principais fontes geradoras de águas cinzas, as adaptações necessárias aos edifícios para possibilitar a coleta e tratamento bem como um método de compacto para o tratamento das águas cinzas. O resultado da análise da viabilidade de implantação de um sistema de tratamento de águas cinzas mostra uma interferência positiva, devido ao baixo custo de implantação e manutenção em comparação ao custo de uma edificação, e também por promover a economia de água potável fornecida pela concessionaria bem com consequente diminuição de despesas para os proprietários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado