DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÁTICO DA PROFISSÃO - ESTUDO DE CASO COM O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NUMA IES DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • Yashmine Landi Faculdade Araguaia
  • Hélcio Marques Junior Marques Marques Faculdade Araguaia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Docência, engenharia civil, ensino superior.

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) atualmente tem sido a qualificação docente, porém, a titulação do professor tem sido o único critério exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para contratação do docente, mas essa titulação nem sempre é suficiente ou satisfatória. A experiência profissional do professor engenheiro civil pode trazer à sala elementos relevantes para melhoria no ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo fazer a analise da influência do conhecimento prático da profissão para o docente no ensino da engenharia civil. Quanto à metodologia, este trabalho se trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos meios de investigação trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. O objeto deste estudo são os professores do curso superior de Engenharia Civil de uma IES da cidade de Goiânia-GO. Os dados foram coletados através de um questionário com o objetivo de avaliar a percepção dos professores frente à experiência profissional de sua área de formação para a docência no curso de engenharia civil. Os resultados demonstraram que grande parte dos docentes acredita que a experiência profissional é fundamental para o professor de Engenharia Civil quando aliada ao título acadêmico. Conclui-se então que a experiência profissional no mercado de trabalho associada ao título acadêmico influencia de forma positiva no desenvolvimento da aula, atraindo e despertando o interesse dos alunos.

Biografia do Autor

Hélcio Marques Junior Marques Marques, Faculdade Araguaia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2009) e graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Especialização em Docência Universitária (2010) e Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professor titular do curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Pedagogia da Faculdade Araguaia, onde faz parte como membro do núcleo Docente Estruturante (NDE), professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Engenharia Ambiental . Tem experiência na área de Ecologia, Biologia Geral, Desenvolvimento Sustentável, Arborização Pública e Educação Ambiental, Educação e Saúde Publica.

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Artigos