PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO FORMADOR DE FUTUROS PROFESSORES
Resumo
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade XXXXX e insere-se no subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática (PIBID/InterdEM), composto por acadêmicas dos cursos de licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia. Seu principal objetivo é investigar, por meio do pensamento manifesto de bolsistas de Iniciação à Docência, suas vivências e experiências em Educação Matemática, de modo a compreender como o PIBID se constitui como espaço formador para essas futuras professoras. Para atingir esse objetivo, propôs-se um questionário "“ estruturado no Google Docs e enviado por e-mail para as bolsistas de Iniciação à Docência (BID) do PIBID/InterdEM "“ dividido em dois blocos: um contemplando questões referentes às vivências e experiências com a matemática escolar e outro sobre vivências e experiências com a matemática dos anos iniciais na Iniciação à Docência. Tomou-se como alicerce teórico a Teoria Histórico-Cultural e constatou-se que compreender as vivências e experiências das bolsistas de Iniciação à Docência ao longo de sua Educação Básica com a disciplina de matemática permite compreender os motivos que as levaram a ingressar no PIBID/InterdEM, seja para aperfeiçoar seus conhecimentos como futuras professoras ou apropriar-se de novos conceitos e metodologias para o ensino. As manifestações das bolsistas de Iniciação à Docência permitem depreender que a organização e as condições objetivas oferecidas pelo PIBID constituem efetivo espaço de formação para futuros professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado