PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO FORMADOR DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Thanize Bortolini Scalabrin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0001-8284-7739
  • Simone Pozebon Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Resumo

O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade XXXXX e insere-se no subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática (PIBID/InterdEM), composto por acadêmicas dos cursos de licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia. Seu principal objetivo é investigar, por meio do pensamento manifesto de bolsistas de Iniciação à Docência, suas vivências e experiências em Educação Matemática, de modo a compreender como o PIBID se constitui como espaço formador para essas futuras professoras. Para atingir esse objetivo, propôs-se um questionário "“ estruturado no Google Docs e enviado por e-mail para as bolsistas de Iniciação à Docência (BID) do PIBID/InterdEM "“ dividido em dois blocos: um contemplando questões referentes às vivências e experiências com a matemática escolar e outro sobre vivências e experiências com a matemática dos anos iniciais na Iniciação à Docência. Tomou-se como alicerce teórico a Teoria Histórico-Cultural e constatou-se que compreender as vivências e experiências das bolsistas de Iniciação à Docência ao longo de sua Educação Básica com a disciplina de matemática permite compreender os motivos que as levaram a ingressar no PIBID/InterdEM, seja para aperfeiçoar seus conhecimentos como futuras professoras ou apropriar-se de novos conceitos e metodologias para o ensino. As manifestações das bolsistas de Iniciação à Docência permitem depreender que a organização e as condições objetivas oferecidas pelo PIBID constituem efetivo espaço de formação para futuros professores.

Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós Doutora em Educação, área de Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP. Doutora em Educação pela FE/USP. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e ensino de Física; dos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial.

Thanize Bortolini Scalabrin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestra em Educação Matemática e Ensino de Física (UFSM/2018), Área de Concentração: Educação Matemática. Licenciada em Matemática pela UFSM (2015).

Simone Pozebon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutora em Educação pela UFSM. Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Downloads

Publicado

10-12-2019

Edição

Seção

Artigos