USO DE TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR PROCESSO EROSIVO EM ÁREA URBANA NO JARDIM MONT SERRAT NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA-GO
Resumo
Devido ao processo de expansão urbana sérios problemas vêm afetando diretamente a sociedade no muniípio de Aparecida de Goiânia, principalmente ao que se refere aos impactos ambientais, dentre vários problemas ambientais em áreas urbanizadas destaca-se os processos erosivos. O trabalho baseia-se em dados coletados in loco e pelo sistema Google Earth Pro, onde foi possível verificar a ocorrência e as principais causas que geraram o processo erosivo no Jardim Mont Serrat, o estudo consistiu no levantamento de degradação do solo por processo erosivo em área urbana e o estudo de técnicas mais adequadas para a recuperação desta. Foi possível observar que o processo erosivo possui uma ligação direta com a expansão urbana, a impermeabilização do solo, a supressão vegetal e a má infraestrutura do sistema de drenagem pluvial. Após pesquisar as técnicas mais adequadas para a recuperação de erosão em meio urbano pode-se concluir que a reestruturação do sistema de drenagem urbana (micro e macrodrenagem), as obras de extremidades, a estabilização de taludes, terraplanagem e revegetação, formam um conjunto de técnicas para a recuperação do processo erosivo. Embora as técnicas de recuperação que foram estudas na pesquisa sejam onerosas se apresentaram adequadas na recuperação da área afetada pela erosão, proporcionando melhorias na infraestrutura urbana e possibilitando a acessibilidade da população as vias de trafego.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado