A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS, PROCESSOS, IMPASSES E POLÍTICAS

Autores

Palavras-chave:

Educação, Práticas de alfabetização, Políticas de Alfabetização, Sucesso escolar.

Resumo

O objetivo desse estudo é o de realizar uma discussão acerca de alguns aspectos sobre os processos da aprendizagem da leitura e da escrita, quer por meio da história dos métodos, quer seja pela proposta de alfabetização e letramento e, ao final apresentar algumas políticas de alfabetização que encontramos nas propostas do Ministério da Educação, a partir da segunda metade dessa década. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, pretendemos afirmar que há uma grande problemática no entorno da alfabetização no Brasil que envolve elementos como práticas, processos e políticas educacionais, tal problemática demanda, dentre outras coisas, compromissos sociais para se resolverem, pois essa deficiência vem refletindo em baixos níveis de qualidade em educação, como na inserção dos estudantes nas diversas esferas sociais.

Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formado em Letras, Pedagogia e Arte e Educação. Mestre em Educação. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Professor do curso de Pedagogia e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Elissandra Borges Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Sul - MS

Pedagoga e especialista em Educação Infantil e Séries Inicias, com ênfase em alfabetização e letramento

Marinete Aparecida Ferreira Marks, Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Sul - MS

Pedagoga e especialista em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

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Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Artigos