FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE ARAGUAIA

Autores/as

  • Carolina Fernanda Carneiro Faculdade Araguaia
  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Federal de Goiás (UFG) Faculdade Araguaia

Palabras clave:

Perfil docente, Ciências Contábeis, Faculdade Araguaia, Formação, Atuação

Resumen

Neste artigo, propõe-se analisar o perfil do corpo docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Araguaia, localizada em Goiânia, capital do estado de Goiás, nos aspectos que se referem a sua formação e atuação profissional. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter documental e bibliográfico. Para o desenvolvimento da pesquisa documental, foram coletados dados na própria instituição de educação superior, em documentos publicados pelo Ministério da Educação e também na Plataforma Lattes. Já a pesquisa bibliográfica se desenvolveu com o aporte de teóricos que discutem questões como: formação pedagógica dos professores, os professores bacharéis, identidade dos professores de Ciências Contábeis, entre outras. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de uma maior atenção à formação pedagógica dos professores da educação superior, especialmente daqueles que têm sua formação em nível de graduação no bacharelado, em razão do desafio que é ser professor sem ter uma formação didático/pedagógica.

Biografía del autor/a

Carolina Fernanda Carneiro, Faculdade Araguaia

Graduada em Ciências Contábeis e Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Araguaia.

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG) Faculdade Araguaia

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em assuntos educacionais na UFG.

Archivos adicionales

Publicado

2019-12-11

Número

Sección

Artigos