FORMAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO? ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS DO CAMPUS GOIÂNIA OESTE "“ IFG
Palavras-chave:
Trabalho-educação, Formação humana e profissional, Projeto Pedagógico, Mercado-trabalho.Resumo
Este trabalho analisa a proposta pedagógica do curso Técnico Integrado de Análises Clínicas de um Campus do IFG na região Oeste de Goiânia. O estudo compõe-se de reflexões sobre o referencial teórico educacional contra hegemônico objetivando descrever a formação humana para o mercado de trabalho. O IFG é reconhecido no campo educacional por ter concebido uma proposta pedagógica comprometida com a humanização e a libertação do ser humano, na busca pela transformação de uma realidade mais justa e solidária. Como resultado da pesquisa, destaca-se à experiência e cultura do trabalho na educação profissional como mediadora da produção de conhecimento na escola. No entanto, verifica-se nesse processo que para alguns docentes, a formação profissional passa a tencionar a histórica dicotomia entre trabalho e educação, embora a concepção de ensino expressa no documento em análise explicite em alguns pontos a formação objetiva para o mercado de trabalho numa perspectiva neoliberal.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado