FORMAÇÃO HUMANA OU PARA O MERCADO? ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS DO CAMPUS GOIÂNIA OESTE "“ IFG

Autores/as

  • Dayanna Pereira dos Santos IFG

Palabras clave:

Trabalho-educação, Formação humana e profissional, Projeto Pedagógico, Mercado-trabalho.

Resumen

Este trabalho analisa a proposta pedagógica do curso Técnico Integrado de Análises Clínicas de um Campus do IFG na região Oeste de Goiânia. O estudo compõe-se de reflexões sobre o referencial teórico educacional contra hegemônico objetivando descrever a formação humana para o mercado de trabalho. O IFG é reconhecido no campo educacional por ter concebido uma proposta pedagógica comprometida com a humanização e a libertação do ser humano, na busca pela transformação de uma realidade mais justa e solidária. Como resultado da pesquisa, destaca-se à experiência e cultura do trabalho na educação profissional como mediadora da produção de conhecimento na escola. No entanto, verifica-se nesse processo que para alguns docentes, a formação profissional passa a tencionar a histórica dicotomia entre trabalho e educação, embora a concepção de ensino expressa no documento em análise explicite em alguns pontos a formação objetiva para o mercado de trabalho numa perspectiva neoliberal.

Biografía del autor/a

Dayanna Pereira dos Santos, IFG

Pedagoga , mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

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Publicado

2021-04-08

Número

Sección

Artigos