A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS, SOBRE AS SERPENTES
Keywords:
Percepção. Serpentes. Estudantes.Abstract
As serpentes despertam diversas reações nos seres humanos, tal fator aliado a pouca informação e elementos que estão inseridos na cultura, podem provocar um alto declínio das populações locais e nacionais de serpentes. Em razão disso, o presente trabalho visou conhecer a percepção de estudantes da ECAB (Escola de Ciências Agrárias e Biológicas) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, instituição privada do munícipio de Goiânia-GO, acerca das serpentes, bem como o conhecimento sobre as diversas característica biológicas desses animais. Para isso, foi elaborado um questionário virtual, através da plataforma Google Forms, o qual foi enviado ao e-mail de 992 alunos, entretanto, somente 131 responderam. A partir dos resultados obtidos, foi perceptível que a maioria dos alunos já tiveram algum contato com serpentes vivas, no entanto, desconhecem as principais características que são utilizadas para identificar as serpentes peçonhentas. Os dados referentes a biologia desses animais, só são mais positivos quando analisado nos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Medicina Veterinária. Resultados como estes, corroboram com a necessidade da aplicação de Educação Ambiental para se conscientizar toda a população sobre a importância das serpentes bem como suas características básicas.Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.