A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS, SOBRE AS SERPENTES

Autores/as

  • Allefe Victor Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Hélcio Marques Junior Pontíficia Universidade Católica de Goiás

Palabras clave:

Percepção. Serpentes. Estudantes.

Resumen

As serpentes despertam diversas reações nos seres humanos, tal fator aliado a pouca informação e elementos que estão inseridos na cultura, podem provocar um alto declínio das populações locais e nacionais de serpentes. Em razão disso, o presente trabalho visou conhecer a percepção de estudantes da ECAB (Escola de Ciências Agrárias e Biológicas) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, instituição privada do munícipio de Goiânia-GO, acerca das serpentes, bem como o conhecimento sobre as diversas característica biológicas desses animais. Para isso, foi elaborado um questionário virtual, através da plataforma Google Forms, o qual foi enviado ao e-mail de 992 alunos, entretanto, somente 131 responderam. A partir dos resultados obtidos, foi perceptível que a maioria dos alunos já tiveram algum contato com serpentes vivas, no entanto, desconhecem as principais características que são utilizadas para identificar as serpentes peçonhentas. Os dados referentes a biologia desses animais, só são mais positivos quando analisado nos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Medicina Veterinária. Resultados como estes, corroboram com a necessidade da aplicação de Educação Ambiental para se conscientizar toda a população sobre a importância das serpentes bem como suas características básicas.

Biografía del autor/a

Allefe Victor Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go). Possui experiência na área de Educação Ambiental com ênfase em herpetologia, atuando principalmente nos temas de conscientização com serpentes. Tem como enfoque, estudar os principais aspectos evolutivos que levaram a origem da vida e a filogenética dos animais.

Hélcio Marques Junior, Pontíficia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Faculdade Araguaia (2009), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019), mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário Araguaia, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor do ensino fundamental II e coordenador do pré-vestibular do Colégio Olimpo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação, biodiversidade, arborização e ecologia.

Archivos adicionales

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Artigos