EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Keywords:
Matemática, Deficiência Visual, Crianças, Educação Inclusiva.Abstract
A educação matemática dos alunos com deficiência visual pode ser abordada de diversas maneiras, uma delas é através das aulas de Educação Física. Através da Educação Física, os alunos com deficiência visual podem desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de adquirir conhecimentos matemáticos de maneira lúdica e significativa. Dessa forma existe a necessidade de se discutir sobre educação inclusiva, tema de suma importância, uma vez que se trata de um assunto relevante ao convívio técnico e social. Esse estudo se justifica com a necessidade de se aprimorar o processo de aprendizagem e ensino da matemática para deficientes visuais, para que então ela passe a fazer sentido de forma geral para os estudantes e deixe assim de ser considerado como algo muito difícil. Como problema de pesquisa existe a necessidade de atenção especial para a educação inclusiva para indivíduos com deficiência visual na aprendizagem da matemática? O objetivo geral deste estudo foi apontar a importância da inclusão e da evolução dos métodos e teorias ligados ao ensino da matemática para deficientes visuais. Na metodologia utilizou-se de uma revisão de literatura bom bases bibliográficas. Conclui-se que foi percebida a importância dos materiais e a necessidade concreta no ensino da matemática, não apenas para estudantes cegos, mas também para estudantes que sintam a necessidade de aprender de forma mais concreta o que está sendo ensinado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.