EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

Palabras clave:

Matemática, Deficiência Visual, Crianças, Educação Inclusiva.

Resumen

A educação matemática dos alunos com deficiência visual pode ser abordada de diversas maneiras, uma delas é através das aulas de Educação Física. Através da Educação Física, os alunos com deficiência visual podem desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de adquirir conhecimentos matemáticos de maneira lúdica e significativa. Dessa forma existe a necessidade de se discutir sobre educação inclusiva, tema de suma importância, uma vez que se trata de um assunto relevante ao convívio técnico e social. Esse estudo se justifica com a necessidade de se aprimorar o processo de aprendizagem e ensino da matemática para deficientes visuais, para que então ela passe a fazer sentido de forma geral para os estudantes e deixe assim de ser considerado como algo muito difícil. Como problema de pesquisa existe a necessidade de atenção especial para a educação inclusiva para indivíduos com deficiência visual na aprendizagem da matemática? O objetivo geral deste estudo foi apontar a importância da inclusão e da evolução dos métodos e teorias ligados ao ensino da matemática para deficientes visuais. Na metodologia utilizou-se de uma revisão de literatura bom bases bibliográficas. Conclui-se que foi percebida a importância dos materiais e a necessidade concreta no ensino da matemática, não apenas para estudantes cegos, mas também para estudantes que sintam a necessidade de aprender de forma mais concreta o que está sendo ensinado.

Biografía del autor/a

Vinicius Da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Pesquisador Voluntário no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Rosayna Frota Bazhuni, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação na linha de Políticas, Gestão e Formação de Educadores pela Universidade Estácio de Sá (2022),participa do grupo de pesquisa, sendo orientada pela Profª Drª Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima por meio do Projeto:"Direito à educação- o papel das escolas , dos espaços não-formais e da história na luta pelos direitos e políticas públicas. Pedagoga graduada Pelas faculdades integradas de Cruzeiro-São Paulo (Desde1988), Professora do Ensino Fundamental (2000-2022) e Supervisora Educacional ( desde 2007) da Fundação Municipal de Educação do Município de Niterói -RJ. Tendo como experiências o trabalho em Avaliação e Monitoramento dos Projetos Federais do Programa Capacitação Solidária (1996-1997). Trabalhando No muncipio de Niterói na área de Educação Básica, desde 2000 com experências em Sala de Leitura (2003), Direção e Gestão Escolar da Escola Municipal Francisco Portugal Neves ( 2009- 2011) ,Sala de Recursos Multifuncionais (2011-2021), Educação de Crianças Especiais ( 2011-2021), Orientação de alunos do no 1º e 2º Segmentos do Esino Fundamental e Educação Infantil (2007 -2023). Trabalhando com Educação Infantil desde 2016. Atualmete, atuando na Coordenação de professores junto a Equipe de Articulação Pedagógica da Unidade Municipal de Educação Infantil "Olga Benário Prestes", tendo como objeto de Pesquisa de doutorado "A Formação do Professor para o Ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica (2023).

Leandro Pedrazzi Leal, Universidade Estácio de Sá

Mestrando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2023-2025). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2018). Graduando de Licenciatura em Geografia (2022-2023). Especialização em Educação Especial Especial e Inclusiva (2021). Especialização em Gestão Educacional com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2019) . Especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional (2019). Atualmente atua no Instituto de Pesquisas Educacionais como Coordenador de Educação Especial e Inclusiva. Possui vinculo como docente da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapemirim. Tem experiencia com práticas Educativas na Educação Especial e Inclusiva e na Alfabetização e Letramento nas séries Iniciais do Ensino Fundamental. 

Maria Clara Sales de Carvalho, Faculdade Cachoeiro De Itapemirim - FACI

Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2022), graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2022 ) e pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Vitória. Experiência na área de Matemática e na modalidade da Educação Especial. 

Luciana Aparecida de Morais Brigido, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrado em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020).Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2004). Especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Estadual de Minas Gerais(2021). Especialização em Clinica Psicanalítica em Instituições de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2008) . Especialização a concluir em Gestão Estratégica de Pessoas pelo SENAC-MG. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuação desde 2005 em atendimento clínico e social a crianças, adolescentes e adultos. É Membro do grupo de Pesquisa Vida Suicidologia (UFVJM).Membro do grupo de extensão de Formação de Formadores (UFVJM). Atualmente é Psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da Prefeitura Municipal de Inimutaba e Referencia de Saúde Mental . Referência técnica da Instituição de longa Permanência(Idosos) e representante no Conselho Municipal de Saúde de Inimutaba. Membro do Colegiado de Saúde Mental da Regional de Sete Lagoas. Tem interesse nos seguintes Temas: Transtornos Mentais, Atenção Psicossocial, Saúde Mental, Uso de Álcool e outras Drogas, Suicidologia, Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental de Jovens e Idosos ,Saúde da Mulher e Obesidade.


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Publicado

2023-10-09

Número

Sección

Artigos