EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Matemática, Deficiência Visual, Crianças, Educação Inclusiva.Resumo
A educação matemática dos alunos com deficiência visual pode ser abordada de diversas maneiras, uma delas é através das aulas de Educação Física. Através da Educação Física, os alunos com deficiência visual podem desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de adquirir conhecimentos matemáticos de maneira lúdica e significativa. Dessa forma existe a necessidade de se discutir sobre educação inclusiva, tema de suma importância, uma vez que se trata de um assunto relevante ao convívio técnico e social. Esse estudo se justifica com a necessidade de se aprimorar o processo de aprendizagem e ensino da matemática para deficientes visuais, para que então ela passe a fazer sentido de forma geral para os estudantes e deixe assim de ser considerado como algo muito difícil. Como problema de pesquisa existe a necessidade de atenção especial para a educação inclusiva para indivíduos com deficiência visual na aprendizagem da matemática? O objetivo geral deste estudo foi apontar a importância da inclusão e da evolução dos métodos e teorias ligados ao ensino da matemática para deficientes visuais. Na metodologia utilizou-se de uma revisão de literatura bom bases bibliográficas. Conclui-se que foi percebida a importância dos materiais e a necessidade concreta no ensino da matemática, não apenas para estudantes cegos, mas também para estudantes que sintam a necessidade de aprender de forma mais concreta o que está sendo ensinado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado