O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A CONSEQUENTE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Keywords:
Empresariamento da educação, Precarização do trabalho docente, Escola PúblicaAbstract
O objetivo deste trabalho é analisar as implicações do empresariamento da educação e as consequências dessa política no trabalho docente. Tem-se a seguinte situação problema: Quais as implicações do empresariamento da educação brasileira no trabalho docente? Para responder à questão, elencam-se dois objetivos específicos I) discutir a crescente atuação de grupos empresariais organizados nas redes públicas de ensino por meio de parcerias público-privadas e II) discutir as consequências da lógica do empresariamento na educação brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em uma pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica-conceitual em Gramsci (1982; 1999; 2001; 2004; 2007), Marx (1983; 2004) entre outros autores. Numa síntese provisória, infere-se que os processos de empresariamento têm como ponto nevrálgico a crise profunda que abala o sistema capitalista o qual busca redefinir o papel do Estado. A educação submedida aos tentáculos do empresariamento educacional opera mantendo o controle da forma e do conteúdo escolar o que amplia o cerco sobre a escola pública. De instituição incumbida de possibilitar que os dominados tenham o direito de apropriarem-se dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados pelo conjunto dos homens passa-se estabelecimento reservado, apenas, ao conhecimento instrumental que agregue valor à força de trabalho dos indivíduos.Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.