O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A CONSEQUENTE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Palabras clave:
Empresariamento da educação, Precarização do trabalho docente, Escola PúblicaResumen
O objetivo deste trabalho é analisar as implicações do empresariamento da educação e as consequências dessa política no trabalho docente. Tem-se a seguinte situação problema: Quais as implicações do empresariamento da educação brasileira no trabalho docente? Para responder à questão, elencam-se dois objetivos específicos I) discutir a crescente atuação de grupos empresariais organizados nas redes públicas de ensino por meio de parcerias público-privadas e II) discutir as consequências da lógica do empresariamento na educação brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em uma pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica-conceitual em Gramsci (1982; 1999; 2001; 2004; 2007), Marx (1983; 2004) entre outros autores. Numa síntese provisória, infere-se que os processos de empresariamento têm como ponto nevrálgico a crise profunda que abala o sistema capitalista o qual busca redefinir o papel do Estado. A educação submedida aos tentáculos do empresariamento educacional opera mantendo o controle da forma e do conteúdo escolar o que amplia o cerco sobre a escola pública. De instituição incumbida de possibilitar que os dominados tenham o direito de apropriarem-se dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados pelo conjunto dos homens passa-se estabelecimento reservado, apenas, ao conhecimento instrumental que agregue valor à força de trabalho dos indivíduos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado