INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE: A DISSEMINAÇÃO DA PERSPECTIVA NEOLIBERAL DA UNESCO
Palabras clave:
Educação. Formação Docente. UNESCO.Resumen
Este artigo foi construído por meio de um levantamento bibliográfico com uma abordagem qualitativa pesquisa. São discutidos alguns pontos a respeito das influências ideológicas e políticas tanto na educação quanto na formação docente, com foco na disseminação da perspectiva neoliberal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que se intensifica no atual contexto da pandemia da Covid-19, tendo levantamentos que abarcam aspectos teóricos, subjetivos, históricos, econômicos e sociais. Com uma abordagem contra-hegemônica este trabalho embasa-se no método materialismo histórico dialético (MHD), que objetiva a compreensão dos condicionantes sociais, históricos, ideológicos e culturais do objeto estudado, levando-se em consideração que enquanto sujeitos ativos, podemos modificar a realidade que é altamente contraditória.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado