INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE: A DISSEMINAÇÃO DA PERSPECTIVA NEOLIBERAL DA UNESCO

Autores

  • Beatriz Gontijo de Jesus Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores (as) da Região Centro-Oeste/Brasil - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação. Formação Docente. UNESCO.

Resumo

Este artigo foi construído por meio de um levantamento bibliográfico com uma abordagem qualitativa pesquisa. São discutidos alguns pontos a respeito das influências ideológicas e políticas tanto na educação quanto na formação docente, com foco na disseminação da perspectiva neoliberal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que se intensifica no atual contexto da pandemia da Covid-19, tendo levantamentos que abarcam aspectos teóricos, subjetivos, históricos, econômicos e sociais. Com uma abordagem contra-hegemônica este trabalho embasa-se no método materialismo histórico dialético (MHD), que objetiva a compreensão dos condicionantes sociais, históricos, ideológicos e culturais do objeto estudado, levando-se em consideração que enquanto sujeitos ativos, podemos modificar a realidade que é altamente contraditória.

Biografia do Autor

Beatriz Gontijo de Jesus, Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores (as) da Região Centro-Oeste/Brasil - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2014. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação FE/UFG em 2018. Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec) em 2019. Servidora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia.

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê Docência Universitária