GESTÃO DE PESSOAS E DOS TALENTOS: UM ESTUDO SOBRE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS GESTORES DA UNISCED EM MOÇAMBIQUE
Palabras clave:
Gestão de talento, Retenção de talento, GestoresResumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a perceção gestão de talento na perspetiva dos decisores de uma instituição de ensino superior em Moçambique denominada Unisced. Pretende-se perceber ate que pontos decisores da Unisced tem conhecimento sobre as praticas de gestão de talento e qual é o seu impacto na retenção de talentos. Foram entrevistadas 4 decisores que ocupam cargos estratégico como o reitor, vice-reitor, administradora e chefe do departamento de recursos humanos. Optou-se por uma pesquisa de carácter qualitativo, onde foi realizado uma analise de conteúdo, onde foi possível analisar o conteúdo da entrevista com objetivo previamente estabelecido. Apos a discussão dos resultados do estudo proposto nesta pesquisa, pode-se perceber que mesmo a Unisced não tendo uma área ou uma pessoa que cuida especificamente da gestão de talento, percebe-se que a mesma em alguns momentos consciente e em outros de forma inconsciente tem implementado as praticas de gestão de talento com o objetivo principal de manter os seus colaboradores motivados e satisfeitos com o seu trabalho fazendo assim que eles desejem permanecer na organização. Com base nos resultados da investigação, observou-se que os colaboradores embora não sintam uma gestão de talento formal e institucionalizada os mesmos percebem que a Unisced tem se dedicado para que os mesmos sintam o suporte necessário dado pela sua organização, compreende-se que quando os colaboradores percebem este suportem tendem a estar mais motivados, satisfeitos, comprometido com o seu trabalho e sua organização o que lhes motiva a permanecer no seu trabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado