GESTÃO DE PESSOAS E DOS TALENTOS: UM ESTUDO SOBRE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS GESTORES DA UNISCED EM MOÇAMBIQUE

Autores

Palavras-chave:

Gestão de talento, Retenção de talento, Gestores

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a perceção gestão de talento na perspetiva   dos decisores de uma instituição de ensino superior em Moçambique denominada Unisced. Pretende-se perceber ate que pontos decisores da Unisced tem conhecimento sobre as praticas de gestão de talento e qual é o seu impacto na retenção de talentos. Foram entrevistadas 4 decisores que ocupam cargos estratégico como o reitor, vice-reitor, administradora e chefe do departamento de recursos humanos. Optou-se por uma pesquisa de carácter qualitativo, onde foi realizado uma analise de conteúdo, onde foi possível analisar o conteúdo da entrevista com objetivo previamente estabelecido. Apos a discussão dos resultados do estudo proposto nesta pesquisa, pode-se perceber que mesmo a Unisced não tendo uma área ou uma pessoa  que cuida especificamente da gestão de talento, percebe-se que a mesma em alguns momentos consciente e em outros de forma inconsciente tem implementado as praticas de gestão de talento com o objetivo principal de manter os seus colaboradores motivados e satisfeitos com o seu trabalho fazendo assim que eles desejem permanecer na organização. Com base nos resultados da investigação, observou-se que os colaboradores embora não sintam uma gestão de talento formal e institucionalizada os mesmos  percebem que a Unisced tem se dedicado para que os mesmos sintam o suporte necessário dado pela sua organização,  compreende-se que quando os colaboradores percebem este suportem tendem a estar mais motivados, satisfeitos, comprometido com o seu trabalho e sua organização o que lhes motiva a permanecer no seu trabalho.

Biografia do Autor

Stefan Leonel Janeiro Mussa, Universidade de Aveiro

Universidade Aberta Isced (Unisced) / Universidade de Aveiro

Nilton Formiga, Universidade Potiguar

Universidade Potiguar/Ecossistema Ânima.

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Artigos