A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA (PANORAMA GERAL 2018-2023)
Palabras clave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Química, Práticas EducativasResumen
As diversas teorias da educação e seus fundamentos teórico-práticos do processo de ensino aprendizagem devem servir de embasamento para práticas educativas, bem como para elaborar os documentos acerca da educação a partir de uma concepção política concreta. Dessa maneira, destaca-se a importância de se conhecer os principais trabalhos (dissertações e teses) que demonstram as contribuições do estudo da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) para o ensino de química nos últimos seis anos, fornecendo assim um panorama geral das mesmas. Para isso foi desenvolvido um estudo do tipo estado da arte a partir da análise de conteúdo realizando inicialmente uma busca entre os anos de 2018 a 2023 utilizando os títulos e resumos dos produtos presentes na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e CAPES D&T e posteriormente SCIELO e Google acadêmico. Por meio da análise superficial dos títulos, foram selecionados 11 trabalhos entre dissertações e teses para identificar quais as principais contribuições das pesquisas direcionadas para PHC no ensino de Química desenvolvidas em três instituições de ensino (Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual Paulista e Universidade de Brasília)
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado