A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA (PANORAMA GERAL 2018-2023)

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Química, Práticas Educativas

Resumo

As diversas teorias da educação e seus fundamentos teórico-práticos do processo de ensino aprendizagem devem servir de embasamento para práticas educativas, bem como para elaborar os documentos acerca da educação a partir de uma concepção política concreta. Dessa maneira, destaca-se a importância de se conhecer os principais trabalhos (dissertações e teses) que demonstram as contribuições do estudo da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) para o ensino de química nos últimos seis anos, fornecendo assim um panorama geral das mesmas. Para isso foi desenvolvido um estudo do tipo estado da arte a partir da análise de conteúdo realizando inicialmente uma busca entre os anos de 2018 a 2023 utilizando os títulos e resumos dos produtos presentes na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e CAPES D&T e posteriormente SCIELO e Google acadêmico. Por meio da análise superficial dos títulos, foram selecionados 11 trabalhos entre dissertações e teses para identificar quais as principais contribuições das pesquisas direcionadas para PHC no ensino de Química desenvolvidas em três instituições de ensino (Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual Paulista e Universidade de Brasília)

 

Biografia do Autor

Michele Cristina da Silva Oliveira, Instituto Federal de Góias/ Campus Jataí

Professora da educação básica do Estado de Mato Grosso, licenciada em química pela UFLA e mestra em química de produtos Naturais da UFMT. Doutoranda do programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFG- Campus Jataí.

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Artigos