A INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE

Autores/as

  • Edilane Silva de Almeida Morais Faculdade Maurício de Nassau
  • Jurandir de Almeida Araújo Fundação Visconde de Cairu

Palabras clave:

Educação. Inclusão. Pessoa com Deficiência Visual.

Resumen

A inclusão de alunos com deficiênciana sala de aula da escola regular é, na atualidade, uma discussão em evidência. A legislação brasileira garante, mas a inclusão de fato no ambiente escolar deixa muito a desejar, muitas são as lacunas e dificuldades encontradas por estes estudantes para fazer valer os seus direitos a uma educação de qualidade, que atendam às suas demandas e necessidades. Assim, este artigo tem como objetivo compreender a concepção de uma estudante com deficiência visual acerca da sua inclusão no contexto da escola regular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem social qualitativa, realizada numa escola da rede municipal de ensino do muniípio de Lauro de Freitas, na Bahia, e teve como interlocutores uma aluna com deficiência visual, o gestor e o professor responsável pelo atendimento especializado. O estudo revelou que, diante das dificuldades das escolas brasileiras em incluir de fatos os alunos com deficiência no dia a dia da sala de aula, o acolhimento da escola pesquisada, configura-se como um grande avanço no que diz respeito à inclusão de estudantes com deficiência visual, uma vez que, antes a aluna interlocutora com a pesquisa não se sentia acolhida e inclusa na escola.

Biografía del autor/a

Edilane Silva de Almeida Morais, Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau - Lauro de Freitas(2017). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente na área de educação inclusiva.

Jurandir de Almeida Araújo, Fundação Visconde de Cairu

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social - ABRAPS. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsa de Pós-Graduação da Fundação Ford. Professor da Fundação Visconde de Cairu. E-mail: [email protected]

Publicado

2018-02-01

Número

Sección

Artigos