A INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE
Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Pessoa com Deficiência Visual.Resumo
A inclusão de alunos com deficiênciana sala de aula da escola regular é, na atualidade, uma discussão em evidência. A legislação brasileira garante, mas a inclusão de fato no ambiente escolar deixa muito a desejar, muitas são as lacunas e dificuldades encontradas por estes estudantes para fazer valer os seus direitos a uma educação de qualidade, que atendam às suas demandas e necessidades. Assim, este artigo tem como objetivo compreender a concepção de uma estudante com deficiência visual acerca da sua inclusão no contexto da escola regular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem social qualitativa, realizada numa escola da rede municipal de ensino do muniípio de Lauro de Freitas, na Bahia, e teve como interlocutores uma aluna com deficiência visual, o gestor e o professor responsável pelo atendimento especializado. O estudo revelou que, diante das dificuldades das escolas brasileiras em incluir de fatos os alunos com deficiência no dia a dia da sala de aula, o acolhimento da escola pesquisada, configura-se como um grande avanço no que diz respeito à inclusão de estudantes com deficiência visual, uma vez que, antes a aluna interlocutora com a pesquisa não se sentia acolhida e inclusa na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado