A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: ENTRE OS FIOS E TRAMAS DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CAMPO
Palabras clave:
identidade, docência, professores do campo.Resumen
Neste artigo realizou-se um estudo acerca da constituição da identidade docente, na perspectiva do materialismo histórico-dialético. O recorte e análise empreendidos centram-se nas especificidades do exerício da docência no espaço rural. Inicialmente, trata-se do conceito de identidade docente e sobre a constituição do magistério. Em seguida, propõe-se questões inerentes à docência no contexto rural, marcadamente em relação aos conceitos de cultura e trabalho. Entende-se que a docência, nesse contexto, perpassa desafios e tensões, os quais precisam ser discutidos e analisados. Propor um olhar para as especificidades da docência no campo apresenta-se, não somente como um desafio, mas, sobretudo, como uma necessidade da educação na contemporaneidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado