A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: ENTRE OS FIOS E TRAMAS DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CAMPO

Autores

Palavras-chave:

identidade, docência, professores do campo.

Resumo

Neste artigo realizou-se um estudo acerca da constituição da identidade docente, na perspectiva do materialismo histórico-dialético. O recorte e análise empreendidos centram-se nas especificidades do exerício da docência no espaço rural. Inicialmente, trata-se do conceito de identidade docente e sobre a constituição do magistério. Em seguida, propõe-se questões inerentes à docência no contexto rural, marcadamente em relação aos conceitos de cultura e trabalho. Entende-se que a docência, nesse contexto, perpassa desafios e tensões, os quais precisam ser discutidos e analisados. Propor um olhar para as especificidades da docência no campo apresenta-se, não somente como um desafio, mas, sobretudo, como uma necessidade da educação na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Ester Alves Lopes Mendes, Faculdade Araguaia e Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE) da UFG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC/UFG). Atua como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Goiânia (SME) e Professora do Ensino Superior no Curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia (FARA) ministrando as disciplinas de Fundamentos da Educação Infantil, Fundamentos de Arte-Educação e Pesquisa e prática de Educação Infantil. E na Universidade Federal de Goiás, ministrando as disciplinas de didática e estágio. Possui experiência com pesquisas no campo da Infância, Educação do Campo, Formação de Professores e Educação Infantil.

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos